Durante milênios de história na China, os esportes cresceram juntamente com o desenvolvimento econômico, político e militar. Os esportes na China Antiga experimentaram extrema riqueza e diversificação. Com características próprias do charme oriental, do compromisso com a saúde, dos valores terapêuticos e de entretenimento, os esportes constituem uma unidade fundamental da civilização chinesa.
Olimpíadas
Em 2008 a XXIX Olimpíada teve como cenário a cidade de Bejing (Pequim), capital da nação que é um dos maiores berços do ideal olímpico: a China. Os jogos aconteceram entre 8 e 24 de agosto e sua cerimônia de abertura aconteceu no Estádio Nacional de Pequim. De acordo com o Comitê Olímpico Chinês (http://en.olympic.cn/index.html), aproximadamente 10.500 atletas estavam estimados a participar das competições e cerca de 20 mil profissionais da imprensa estariam envolvidos na transmissão do evento.
Nos Jogos de Atenas, em 2004, a China garantiu o segundo lugar no quadro de medalhas com 32 medalhas de ouro. As expectativas para 2008 eram que os chineses deveriam passar à frente dos norte-americanos no número de medalhas de ouro, o que os colocaria como líderes no quadro de medalhas. Foi exatamente o que aconteceu. A China terminou os Jogos com 51 medalhas de ouro, 21 de prata e 28 de bronze, num total redondo de 100 medalhas. Os norte-americanos, é claro, anunciavam a sua vitória alegando o quadro geral de medalhas, onde os EUA tinham conquistado 110 medalhas no total, mas estavam ignorando o fato de que destes 110, só 36 foram de ouro. É, para os EUA não teve jeito, os vitoriosos foram os Chineses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário