quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Economia

A economia chinesa é atualmente uma das que mais crescem no mundo com média de crescimento nos últimos anos de quase 10%. Essa taxa superior a das maiores economias mundias e superior também a do Brasil. O PIB (Produto Interno Bruto) da China chegou a 2,2 trilhões de dólaresem 2006, o que fez da China a quarta maior economia do mundo. Esses dados apresentam a economia chinesa como 13% da economia mundial.
A China é um dos poucos países que conseguiram uma reforma comunista eficaz. Desde 1949 esse regime foi adotado visando o bem estar da papolução para o desenvolvimento econômico igualitário suprindo as carências socias. Com a queda do muro de Berlim, o suporte que era dado pela URSS ao regime comunista da China deixou de existir. As carências econômicas da pátria do comunismo e o declínio do Movimento Comunista Internacional estava impulsionando a busca de fonte de desenvolvimento através do mercado. Foi nesse contexto que a China passa a ser mais liberal em relação ao liberalismo , mas sem deixar de ser comunista, e direcionando a sua verba em investimentos na educação. Foi exatamente a educação que alavanca o desenvolvimento da China em todos os campos do poder nacional.


Principais produtos de renda econômica:

Produtos Agrícolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão em pluma, batata, juta, legumes e verduras.
Pecuária: eqüinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves.
Mineração: carvão,
petróleo, chumbo, minério de ferro, enxofre, zinco, bauxita, asfalto natural, estanho, fosforito.
Indústria: têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgica (aço), equipamentos eletrônicos.

Nenhum comentário: